quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Manual de sobrevivência a um psicopata: não se iluda e fique atento

No livro Mentes Perigosas – O psicopata mora ao lado, a Dra. Ana Beatriz Barbosa e Silva descreve como pensa e age um psicopata. O livro tem um capítulo especial com um manual de sobrevivência a um psicopata. Este manual traz importantes informações para aprendermos a reconhecer e a sobreviver a este tipo de personalidade. Vou falar aqui sobre estas dicas do manual, aplicando-os também às experiências dos Diálogos reais de um psicopata, afinal quanto mais informações tivermos a respeito do tema, melhor podemos nos proteger destes predadores sociais.

A primeira dica do manual da Dra. Ana Beatriz é para que você não se iluda e considere o fato de que psicopatas existem e podem estar mais próximos do que você imagina. É comum relacionarmos psicopatas apenas aos estereótipos de Hollywood, como Hannibal Lecter, de Silêncio dos Inocentes e Jason, de Sexta-feira 13. Entretanto, isso é um grande equívoco, uma vez que existem vários níveis de psicopatia e estes personagens estariam enquadrados no nível grave, mas existem os psicopatas de nível leve e moderado, que vivem entre nós e estão disfarçados de excelentes amigos, namorados, chefes

É importante também saber que eles não possuem uma consciência emocional. Logo, não amam verdadeiramente e são incapazes de se ligarem a outra pessoa, por mais que disfarcem isso muito bem. Toda a ligação que demonstram é apenas para que atinjam seus objetivos. O cérebro dos psicopatas funciona diferente do de outras pessoas. Portanto, o primeiro passo é estar ciente de que eles podem sim estar entre nós sem ser necessariamente assassino cruel e impiedoso.


Um comentário: